quinta-feira, 30 de outubro de 2008


Surge uma estrela

            Há alguns minutos recebi em casa duas revistas, das mais lidas em nosso país, e agora olho para a capa de uma delas. Eu havia escrito um artigo há alguns dias atrás e decidi que não iria publicá-lo, mas ao ver a capa dessa revista resolvi postar nesse blog.

            Todos nós gostamos de admirar as estrelas que surgem. São jogadores, cantores, atores etc. Pessoas que aparecem fazendo sucesso e arrebatam milhares e milhares de olhos e ouvidos. Roberto Carlos levou e ainda leva multidões aos seus “shows”. Onde a seleção brasileira de futebol ou “vôlei” joga, normalmente os estádios ou ginásios ficam lotados. Todos nós queremos ver as “estrelas”. Há pessoas que gostam de imitar suas estrelas preferidas. De vez em quando ouvimos  “covers” de Michael Jackson, Elvis Presley, Madonna etc.

            Nesse afã que temos de ver estrelas podemos constatar que há até mesmo programas de televisão que prometem transformar as pessoas em estrelas. Abrem-se as inscrições e logo milhares e milhares de pessoas vão para a fila, tentando se transformar em uma estrela.

            Há alguns dias nosso país viu surgir uma nova estrela: “Lindemberg”! Lindemberg talvez tenha sido um dos nomes mais falados nos últimos dias na mídia nacional. Assim como Lindemberg se tornou uma “estrela”, o casal Nardoni também teve seus dias de estrelato há alguns meses. Há anos atrás foi o Maníaco do Parque.

            Mas, porque Lindemberg se tornou uma estrela? Ou melhor: quem transformou Lindemberg em uma estrela? A mídia! A mídia, principalmente a televisiva é a grande responsável por isso. Em todos os canais de televisão de nosso país pudemos ver a cobertura desse fato tão triste, que infelizmente acontece com mais freqüência que imaginamos. Por que a mídia se ocupou tanto com esse fato? Porque se ocupar tanto com os Nardoni? Não aconteceram dezenas, quem sabe centenas de fatos semelhantes a esses nos últimos anos?

            Infelizmente nossa mídia gosta de violência! Gosta de noticiar a maldade humana! Fico triste ao ver que nossa mídia enfatiza tanto a violência e as pessoas más que são os “atores” dessas cenas tristes. Será que não acontecem coisas boas para se noticiar? Será que somente as coisas ruins acontecem? Será que os patrocinadores de jornais e de demais programas de televisão só patrocinam programas com notícias assim?

            Você já ouviu falar no Projeto Casa Branca? Projeto esse da Sexta Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte que leva assistência a pessoas carentes dessa cidade. Você viu em algum jornal de nossa TV alguma coisa sobre a Missão Caiuá? Não? É um trabalho que leva assistência para os índios no Mato Grosso do Sul. E o Hospital Evangélico de Rio Verde? Já viu em algum programa fantástico? Também não? É um hospital que ajuda a milhares de pessoas nos estado de Goiás.

            Esses são apenas alguns pouquíssimos exemplos de milhares de trabalhos realizados por pessoas de bem e que desejam fazer o bem ao seu próximo. Você nunca viu algo sobre isso na TV, mas eles estão fazendo. Eles não recebem os milhares de reais das doações televisivas, mas estão trabalhando.

            Enquanto nossa mídia gasta páginas e mais páginas de jornais e revistas, horas e horas em programas de TV. Enquanto programas de TV fizeram entrevistas ao vivo com Lindemberg (para atrair audiência), nossa mídia não dá nem sequer uma linha em seus jornais e revistas, não dá sequer um segundo nos programas e jornais televisivos para mostrar o que pessoas como essas têm feito para aliviar a dor e o sofrimento de milhares e milhares de outras pessoas em nossa nação. Somente aparecem na TV ou nos jornais e revistas os “Projetos” “patrocinados” por eles.

            São estrelas como Lindemberg que nossa mídia cria! Não podemos aceitar isso de forma tão passiva. Há muitas pessoas de bem que merecem ocupar espaços que hoje estão sendo ocupados por pessoas que patrocinam a maldade e o sofrimento. Infelizmente nossa mídia tem sido cúmplice disso tudo.

            Nos lembremos do Salmo 11. 3: “Ora, destruídos os fundamentos, o que poderá fazer o justo”? Ainda é tempo de nos levantarmos. Precisamos mostrar ao mundo que é melhor fazer o bem, mesmo que esse não nos transforme em “estrelas” da mídia brasileira!