quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Conselho Comunitário de Segurança de Piraí


Posse do Conselho Comunitário de Segurança de Piraí

Ontem, dia 29 de Setembro de 2010, tomou posse o Conselho Municipal de Segurança de Piraí. Foi em um cerimônia simples realizada na Câmara Municipal de Piraí às 19:30 h. Estiverem presentes várias pessoas representando nossa sociedade e poderes públicos. Representando o legislativo municipal estava a Vereadora Sandra Simões que falou da necessidade de mais segurança em nossa cidade. O Tenente Juliano Delzj, comandante do destacamento militar de Piraí estava presente e no seu discurso disse o quanto ele lutou para que esse Conselho fosse implantado em nossa cidade.

O CCS Piraí é composto pelos seguintes membros: Presidente – Cezar de Souza Carvalho; Vice-Presidente – Ildo Terra; 1º Secretário – Rev. Paulo Comitre; 2º Secretário – José Carlos de Oliveira; Diretor de Assuntos Sociais – Ricardo Lugon. O CCS Piraí ainda tem um Conselho de Ética composto pelos seguintes membros: Marcos Aurélio Cunha Silva, Mário Cesar Zanelate e Luiz Marques Claudio. Para completar o CCS ainda temos os membros natos que são: O Delegado de Polícia Civil, Dr. Roldenir Cravo e o Comandante do Destacamento Policial Militar – Ten. Juliano Lopes Delzj.

Discursando pelo Conselho tivemos a palavra do Vice-presidente, Ildo Terra, que delineou algumas atividades do CCS e a disposição dos seus membros em contribuir para a melhoria da segurança pública de Piraí. O presidente, Cezar Carvalho, também discursou falando de sua satisfação em estar nesse Conselho e também de sua disposição em trabalhar em prol do nosso município.

A todos que estiveram presentes, nossa gratidão. Também agradecemos à Câmara Municipal de Piraí e ao seu Presidente, Vereador Wilden Vieira da Silva que cedeu o espaço para que nossa posse fosse realizada.

Estamos juntos na luta por uma cidade mais segura e melhor para se viver!

sábado, 25 de setembro de 2010


Ficha limpa


Há alguns meses recebi um e-mail com o título parecido com esse: Fomos traídos!

Esse e-mail falava sobre a famosa “lei ficha limpa”. Pois bem, o e-mail dizia que essa lei havia sido rejeitada no Congresso Nacional na “calada da noite”. Junto com a notícia também estavam expressos no e-mail a indignação, vergonha e revolta das pessoas com a suposta atitude dos nossos congressistas.

Logo ao ler o e-mail fui à internet para saber mais sobre a notícia, pois todos os dias estavam passando nos jornais de TV, rádios e outros meios de informação, notícias sobre candidatos que estavam sendo “barrados” pela “lei ficha limpa”. E realmente foi isso que eu vi! A “lei ficha limpa” havia sido aprovada no Congresso Nacional. Então respondi o e-mail que havia recebido, dizendo ao meu amigo que ele deveria procurar mais informações, pois a lei havia sido aprovada sim.

Infelizmente muitos de nós temos repassado notícias falsas como se fossem verdadeiras pelo simples fato de somente recebermos um e-mail e não averiguarmos se o que ele relata é verdadeiro.

Porém, na quinta-feira à noite(dia 23/10/2010) fomos realmente surpreendidos com uma nova notícia sobre a “lei ficha limpa”, e essa agora verdadeira(vejam a notícia nos links a seguir: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=162338 e

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1343718-7823-SUPREMO+AINDA+NAO+TEM+DECISAO+SOBRE+VALIDADE+DA+FICHA+LIMPA,00.html ). O Supremo Tribunal Federal, instância máxima da lei no Brasil não chegou a uma decisão sobre se a “lei” vale para essas eleições. No plenário do STF houve um empate(cinco votos a favor e cinco contra). Cinco dos ministros acham que a “lei” deve ser aplicada para as eleições desse ano e cinco dos ministros acham que a “lei” deve ser aplicada somente nas eleições que serão realizadas daqui há dois anos.

Infelizmente não são somente os deputados e senadores que têm tomados decisões que contrariam a vontade do povo. E nossa vontade é de um país sério, menos corrupto, mais humano, mais saudável para se viver. A vontade do povo é que estejam no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto, nas Assembléias legislativas, e em todos os lugares de onde emana o poder, homens que tenham caráter e que trabalhem para o bem do povo brasileiro e não para o bem próprio.

Gostei muito do comentário que Alexandre Garcia fez sobre o ocorrido. Para ele os Ministros do STF estão fazendo como Pilatos fez, deixando que o povo escolhesse quem deveria ser liberto e quem deveria ser condenado. O povo escolheu a libertação de Barrabás, um bandido e decidi condenar um inocente.

Se existem instâncias municipais, estaduais e federais que têm que tomar decisões, essas instâncias não poder se furtar de seus deveres. Não podem repassar suas responsabilidades para o povo, mesmo o povo querendo mais moralidade, transparência e honestidade, pois na maioria das vezes o povo é iludido pelas palavras e favores que os poderosos apresentam.

Todo esse episódio faz-me lembrar de uma canção de um grande poeta brasileiro, João Alexandre da Silveira. Ainda nos idos dos anos 90, em meio às corrupções que arrebentavam com os brasileiros, João Alexandre compõe canção “Pra cima Brasil”.

Infelizmente temos olhado e temos nos decepcionado com as pessoas responsáveis por fazerem as leis em nossa nação. Esses fazem leis que os beneficiam, leis cheias de brechas para serem usadas por eles mesmos, pois são os maiores transgressores das suas próprias leis.

Infelizmente temos olhado e temos nos decepcionado com as pessoas responsáveis por fazerem com que as leis sejam cumpridas. Creio que interesses maiores os fazem olhar a lei de forma diferente da que ela foi escrita.

Infelizmente temos deixado de olhar para cima, para Deus, o justo Juiz!

Voltei

Olá pessoal,
Infelizmente, por motivos de "forças maiores", estive ausente do meu blog. Mas a partir de hoje voltarei à ativa.
Pretendo postar novas matérias e opiniões e espero que vocês apreciem.
Então deixem-me ir, pois estou preparando a primeira dessa nova etapa!
Um GRANDE abraço a todos!!!