quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Meu luto pelo Brasil

Meu nome é Paulo Comitre, tenho 42 anos, sou casado e tenho três filhos. Sou Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, formado pelo Seminário Teológico Presbiteriano de Belo Horizonte(RDNE) e pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Estou cursando História na UNIRIO.
Nesse artigo(que será grande) expressarei minha posição e a minha visão sobre o governo que aí está.
Todos que são meus contatos no Facebook, tanto amigos quanto parentes, conhecidos e pessoas que também não conheço, têm visto minhas postagens e minha campanha contra o governo do PT.
Quero deixar bem claro que nas minhas atividades como pastor da Igreja Presbiteriana de Piraí, não tenho subido ao púlpito para fazer campanha alguma, nem contra nem a favor de qualquer candidato. No último domingo, 3 semanas após o primeiro turno e eleições para deputados, citei o nome de um deputado durante o estudo da Escola Dominical. Não acho justo do púlpito da igreja pedir voto, pois a tarefa mais especial que tenho e que, na grande maioria das vezes faço do púlpito, é pregar o Evangelho.
Como pastor não posso usar das minhas atribuições e talvez da influência que exerço sobre os membros da igreja para falar de candidato “A” ou “B”. Isso, graças a Deus, não tenho feito e peço a Deus que me fortaleça para continuar sendo coerente com essa posição.
Porém, além de pastor sou cidadão e como tal tenho direito de expressar minhas percepções, anseios, frustrações. Tenho direito de replicar, desde que cheque as fontes e saiba da veracidade, matérias, opiniões, críticas, elogios etc, que são feitas a esse ou àquele candidato. E esse direito ninguém pode me tirar, nem mesmo a liderança de minha igreja que tanto amo e respeito.
Em um post de um amigo, um de seus contatos me chamou de burguês. Essa pessoa não me conhece e nem eu o conheço. Bom, quero falar aqui um pouco de minha vida.
Graças a Deus nunca passei fome. Por dois motivos principais: primeiro por causa de meus pais. Meu pai é policial da PMMG reformado. Hoje seu salário é bem razoável(creio eu), mas quando éramos crianças(eu e meus 7 irmãos) seu salário era muito pequeno. Ele trabalhou duro e em um serviço muito perigoso, sendo exposto por muitas vezes a bandidos que estavam prontos para matá-lo. Por seu salário ser baixo(como era de todos os policiais mineiros naquela época) minha mãe sempre o ajudou. Era uma batalhadora! Fazia doces, bolos e salgados para vender e isso ela fazia não somente na nossa cidade natal, Mutum(MG), mas em cidades e distritos vizinhos. Ela também trabalhou como doméstica e também lavava roupa para outras famílias. Graças a Deus e ao trabalho de meu pais(que não eram fáceis) nunca passei fome. Em segundo lugar nunca passei fome porque tive o exemplo de meus pais. Desde os nove anos de idade vendia picolé. Também vendi pão em bicicletas(saindo de casa às 5 da manhã). Fui engraxate, trabalhei em supermercado, fui servente de pedreiro e ainda trabalhei na roça capinando, roçando e fazendo outros serviços pesados. Fui auxiliar de mecânico. Trabalhei furando buracos na rua para instalar a rede de água e esgoto de uma cidade que morei. Plantei uma horta e vendia na cidade o que produzia nessa horta. Dessa forma nunca passei fome, pois meus pais e o meu trabalho não me permitiram isso.
Queridos, não posso me calar em face do que tenho visto nos últimos doze anos e como servo do Senhor e pastor de uma igreja tão respeitada que está no Brasil há 155 anos, passo a expor os motivos pelos quais não posso me calar:
Minha primeira razão para não me calar é o meu chamado para ser pastor. Como estudante de teologia e pastor que todos os dias tem que trazer a mensagem de Deus ao seu povo aprendi a manusear a Bíblia. Essa é a Palavra de Deus e como tal é a única regra de fé que nós temos. Ao ouvir repreensões de pessoas, irmãos de igreja e outros que não professam a mesma fé, sobre minhas atitudes não posso deixar de mostrar o que a Bíblia fala acerca daqueles que se calam diante da injustiça.
A Bíblia nos afirma em alguns lugares que devemos orar pelas autoridades e respeitá-las. Isso não tenho deixado de fazer. Sempre tenho conclamado aos membros da igreja para orarmos por nossas autoridades, sejam elas do executivo, legislativo e judiciário. Em muitos momentos tenho conclamado aos irmãos a esse momento de oração, de interseção. Mas, isso não tira a minha responsabilidade de abrir minha boca contra o que julgo injustiça do governo.
Aqui quero trazer àqueles que não conhecem ou não se lembram do que a Bíblia fala em três textos muito importantes. O primeiro é o de Daniel 3. O rei Nabucodonosor na sua loucura mandou levantar uma grande imagem e ordenou que todos se prostrassem diante dela. Três homens, Sadraque, Mesaque e Abdenego não se prostraram. Preferiram ser lançados na fornalha ardente a se prostrarem diante da imagem. Diante de um rei que tentava usurpar algo que pertence a Deus, aqueles homens preferiram ser fiéis a Deus.
O segundo texto é o de Atos 4, quando Pedro e João depois de serem presos foram ordenados que não pregassem o nome de Jesus. A resposta deles está nos versos 19 e 20.
O terceiro está também em Atos, no capítulo 5. Novamente os crentes foram proibidos de pregar a salvação. A reposta deles no verso 29 faço questão de escrever: “Antes, importa obedecer a Deus que aos homens”.
Concluo então que temos sim que orar, honrar e obedecer as autoridades. Mas isso deve ser feito desde que isso não vá contra a Palavra de Deus.
Hoje em dia é muito comum ouvirmos sobre atos proféticos onde as pessoas declaram que o Brasil é de Jesus, que a cidade é Jesus e coisas desse tipo. Há muito “profetas” por aí que não têm sido verdadeiros profetas, pois têm se vendido e falado o que Deus não mandou eles falarem.
Quero deixar aqui uma série de textos bíblicos que mostram os servos de Deus combatendo a injustiça. Leiam e vejam o que esses textos dizem: Levítico 19. 15; Jó 5. 16; Provérbios 16. 8; Jeremias 22. 13; Romanos 1. 18; Salmo 82. 2; Isaías 10. 1; Sofonias 3. 5; Amós 4. 1 – 3; 7. 10 – 17; 8. 4 – 8.
Além desses textos, que seriam suficientes, quero lembrar a vocês sobre três grandes homens de Deus que não se calaram em suas épocas. O primeiro é Martin Luther King, pastor batista que levantou sua voz contra a discriminação étnica nos Estado Unidos. Ele foi morto porque não calou sua voz. O segundo é Dietrich Bonhoefer, pastor luterano que não se calou frente à loucura de Hitller e seus seguidores. Por não se calar Bonhoefer foi preso e uma semana antes do fim da Segunda Guerra foi morto. O terceiro é William Wilberforce, político inglês que após sua conversão ao evangelho não calou sua voz contra a escravidão. Por sua luta ele conseguiu acabar com a escravidão na Inglaterra e em outros países.
Tenho procurado fazer algo. Já há mais de 10 anos tenho participado de Conselhos como o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Tenho participado de conferências em minha cidade e no meu estado visando ajudar o povo a ter uma vida melhor. Com outros irmãos da Igreja Presbiteriana de Piraí criamos uma escola que tem como propósito principal trazer uma educação de qualidade para nossa cidade, para que nosso futuro seja ainda melhor!
Dessa forma concluo que não posso como servo do Senhor e como um pastor me calar, pois a Bíblia condena tudo o que tem acontecido em nosso país.
Meus queridos que tiveram a paciência de ler esse texto até agora, não posso me calar vendo o que tenho visto nesses últimos doze anos.
Minha segunda razão para não me calar é o que tenho visto nesse país. Então passo a mostrar a vocês a minha visão e percepção do governo do PT. Por esses motivos não votei no PT. Por esses motivos fiz campanha contra o PT. Por esses motivos não posso me calar:
1- Educação: Como todos nós sabemos a educação brasileira é sofrível. A todos os anos os estudos de organismo internacionais têm mostrado que a educação no Brasil vai de mal a pior. Temos perdido para países muito mais pobres que o nosso. O PT está no poder há doze anos e nada tem feito para que haja melhorias. Pelo contrário, a presidente declarou que ainda pretende tirar matérias que fazem parte da atual grade. Nesse ponto acho que isso é apartidário. Todos os partidos, por melhores que possam ser, não vão trazer uma boa educação para nosso país, pois esta questão é mais intricada que pensamos. Para isso peço que assistam o pequeno vídeo que vai ao cerne da questão. O fundador do PT disse que é preguiço e não gosta de estudar.(veja no vídeo)
2- Corrupção: Um dos grandes problemas que temos em nosso país é a corrupção. Também esse não é um privilégio do PT. Porém, esse partido tem se tornado prodígio em matéria de corrupção. Alguns dos principais líderes(fundadores) do PT estão presos por corrupção. Algumas pessoas ligadas ao governo fugiram do país. O ex-presidente Lula teve a coragem de dizer em uma entrevista a RTP que o Mensalão não existiu. Ele ainda disse que as pessoas ligadas e condenadas não eram de sua confiança(Vejam o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=UNrUzNGxIVA). Agora a Petrobrás é o novo alvo das ações corruptas e corruptoras. Essa, que já foi a maior empresa do Brasil e uma das maiores do mundo está se afundando por causa da corrupção do PT. E tudo acontecendo com o conhecimento da presidente e do ex-presidente. Estamos a ponto de ouvir algo que ficou na mística de São Paulo: “Eu roubo, mas faço”. Esse governo se aliou com Collor, Maluf, Renan Calheiros, Sarney e os piores nomes da política nacional.
3- Infraestrutura/impostos: Ao andar pelo país(e já andei por boa parte dele) podemos ver que nosso país parece que parou no tempo. Nossas estradas são péssimas. Nossos aeroportos parecem que são aeroclubes. Nossos portos parecem que estão preparados para receberem as naus de Cabral. Não citei as ferrovias e hidrovias porque elas quase inexistem. É de assustar o fato de que as duas maiores cidades de nosso país, que estão separadas por apenas 430 Km, não têm uma ligação por ferrovia. O trem bala foi prometido para a copa de 2014, mas nem mesmo nas Olimpíadas de 2016 ficará pronto. As tão prometidas obras do PAC estão todas atrasadas e superfaturadas. A transposição do São Francisco, prometida para 2010 não ficará pronta nem mesmo para 2016. A ferrovia que ligará o Centro-oeste ao porto de São Luís já está em muito atrasada, sem perspectiva de ficar pronta. Já são 12 anos e esse governo não apresentou nada que pudesse tirar o Brasil desse atraso. Isso associado aos altos índices de impostos que eleva o preço daquilo que é produzido em nosso país. Fica muito mais barato comprar produtos chineses, coreanos, mexicanos, americanos, europeus do que os produzidos aqui no Brasil. Nossa indústria por tudo isso e mais um pouco, tem perdido toda a capacidade de concorrer com a indústria estrangeira. Por que comprar um carro no Brasil é tão mais caro que nos Estados Unidos, Argentina ou qualquer outro lugar do mundo? Porque em doze anos nada foi feito para que isso acontecesse?
4- Leis contra família/perseguição contra a igreja: O atual governo e seus aliados têm sistematicamente promovido ações que têm como propósito acabar com a família e com a igreja. Estão tramitando pelo Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas dos Estados, leis que visam acabar com a família e com a igreja. Essas leis visam calar a boca da igreja, assim como fizeram na União Soviética, Leste Europeu, China, Cuba, Irã, Coréia do Norte, Venezuela. Essas três últimas são os três países que mais perseguem cristãos mundo à fora, e esse governo do PT está intimamente ligado a esses governos. Sob a bandeira de um Estado Laico, o PT e seus aliados procuram calar a voz da igreja em nosso país. Porém, eles se esquecem que estado tem que ser laico e não ateu. Por que eles não acabam com o dia da Padroeira do Brasil? Por que não tiram as imagens de entidades que estão na lagoa do Abaeté em Salvador? Por que não acaba com os feriados religiosos? Chegará um momento nesse governo que pastores, padres e tantos outros líderes religiosos serão presos por pregarem e divulgarem a sua fé. Em contrapartida há leis sendo aprovadas, por exemplo, elevando o candomblé e os orixás a patrimônios imateriais. Isso quer dizer que uma religião e símbolos dessa religião deverão ser promovidas e protegidas pelo governo. Isso é um Estado Laico? A perseguição desse governo contra a família e a igreja tem sido evidente a cada dia. Já há leis tramitando para acabar com os dias dos pais e das mães! Isso em apenas doze anos desse governo que persegue a família e a igreja! Na última reunião da ONU a Presidente declarou apoio ao grupo terrorista chamado Estado Islâmico, que tem torturado e matado milhares de cristãos no Iraque e Síria(vejam o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hmpO7Icmknc ;  https://www.youtube.com/watch?v=hIqeWADLlpM - https://www.youtube.com/watch?v=MMZmKnh7ets ). Ele pediu que acabasse com a islamofobia(veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hIqeWADLlpM , dizendo que os muçulmanos estão sendo perseguidos. Pelo contrário, esse grupo religioso tem infligido aos cristãos principalmente uma perseguiçãol dura e covarde. O PT se alinha a esses grupos e a outros mais como Boko Haram da Niugéria, que também tem sequestrado, abusado sexualmente e matado centenas de pessoas.
5- Lei da homofobia/cartilha gay: Esse governo que aí está tem empreendido uma cruzada para elevar o homossexualismo, ou homossexualidade, a algo aceitável. Antes de mais nada quero dizer que esse termo é extremamente infeliz. Homofobia! Tenho amigos e conheço tantas outras pessoas que se declaram homossexuais e não tenho fobia deles. Lido com eles quase que todos os dias e os respeito e trato com amor e cordialidade, sem discriminá-los. Tentam passar para a sociedade que as mortes de homossexuais são motivadas por religiosos. São tão falsos e mentirosos que não mostram que na grande maioria das vezes esses são crimes passionais. São brigas por pontos de prostituição. Agora mesmo, quando preparo esse texto vi um especial na Globonews onde um homossexual que está preso revelou que ali está por causa do seu “namorado”. Há grupos de skinheads que atacam os homossexuais, mas em igreja alguma os pastores incitam seus membros a atacarem homossexuais. Creio que todas as pessoas têm direitos e os homossexuais também devem ter seus direitos como todos os cidadãos. O que tem sido feito pelo governo e por sua tropa é colocar os homossexuais com direitos mais elevados do que as demais pessoas. O governo e seus aliados chegam ao ponto de preparar uma cartilha para ser distribuída nas escolas para ensinar as crianças a serem gays. Aliados do governo como Jean Willys tem sido grandes defensores disso. O deputado ngka conseguiu liberar uma verba de 11 milhões de Reais para a parada gay(vejam vídeo). Parada essa que tem sido usada para promover a promiscuidade e uso de drogas(vejam vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=UqOvBF_hC-w ).
6- Mentiras: Esse governo e sua campanha eleitoral ganhou notoriedade pela mentira. O que eles fizeram com a Marina Silva foi algo covarde. Por outro lado eles lançaram em sua campanha notícias falsas e propaganda falsa. A Bíblia nos afirma que o pai da Mentira é o Diabo. Não posso compactuar com a mentira, pois me tornarei mentiroso também. A mentira foi tão deslavada que só no Rio Grande do Sul o Ministério Público está investigando mais de 180 denúncias de que pessoas ligadas ao Governo estavam ligando para beneficiários do Bolsa Família informando que se votassem em Aécio seriam cortados do Programa. O governo atrasou a divulgação de resultados da nossa economia. Dados esses coletados por órgãos do governo. Para abafar o caso e não ter resultado na eleição o governo impediu que esses dados fossem divulgados na hora certa.

7- Bolsa Família: Infelizmente há muitas e muitas décadas, nosso país tem se especializado em tornar as pessoas cativas. A última artimanha é o Bolsa Família. Esse programa assistencialista tem dado cerca de R$ por filho. Sempre ouvimos que a seca do Nordeste foi usada como plataforma eleitoral. Essa seca já elegeu muitos e muitos políticos. O que tem sido feito? Nada! As pessoas, tanto do Nordeste quanto das regiões mais pobres de nosso país, são levadas a aceitar essa esmola que o governo dá. Ao invés de investir no combate da seca o governo dá uma esmola, trazendo mais de 40 milhões de pessoas cativas do Bolsa Família. Ainda temos que lembrar que milhares de fraudes foram relatadas. Há pessoas do Uruguai recebendo o Bolsa Família. Acho que precisamos sim de dar assistência aos menos favorecidos. Claro que existem necessidades primárias que devem ser supridas. Porém essa assistência não deve ser perpétua. Já virou clichê a frase: “o melhor programa social é um emprego”. Precisamos dar o peixe, mas precisamos ensinar as pessoas a pescar.
8- Economia: A economia brasileira parou. Achamos que esse papo de economia não tem nada a ver com a nossa vida real. Engano! Tem a ver e muito. Com a economia estagnada não teremos emprego. Se não temos emprego não teremos salário. Se não temos salário, não podemos comprar. Se não podemos comprar, nossa indústria não poderá produzir. Se a indústria não produz, não teremos emprego. Se não temos emprego....Vejam o círculo vicioso. Se nossa economia vai mal, precisaremos ampliar o Bolsa Família. Mas, surge uma questão: quem paga o Bolsa Família? Você e eu! E se você e eu não tivermos emprego e salário, como poderemos pagar o Bolsa Família de milhões de pessoas?
9- Emprego: Temos visto que o desemprego está batendo às portas de nosso país(como vimos o círculo vicioso do item anterior). O índice de desemprego em nosso país é mentiroso. Nossos jovens estão procurando emprego cada vez mais tarde. E há um fato mais estarrecedor: num país onde quase 50 milhões de pessoas são beneficiadas pelo Bolsa Família,  como procurarão emprego?
10- Inflação: A inflação, que muitos de nós que já passaram dos 40 conviveram nas décadas de 70, 80 e começo de 90, está às portas novamente. Nossa inflação em 93 chegou aos 900% ao ano. Com o Plano Real ela chegou aos 5, 6 e no máximo 12% ao ano. Hoje ela está batendo no teto de 6,5%. Você pode dizer que ainda é baixa. Mas quero refrescar sua memória com alguns fatos: o combustível que nós temos(que já é muito caro, um absurdo) está sendo subsidiado pela Petrobrás(esse tem sido um dos motivos da sua quase e iminente falência). No ano que vem isso vai estourar. A energia elétrica terá aumentos expressivos, pois até agora o governo a subsidiou. Ainda mais, a inflação oficial não é a inflação que realmente vemos no supermercado, no açougue, na feira, nas lojas de roupas e etc. Você que faz compra todo mês sabe que sempre precisa de um pouco mais para comprar o que comprou no mês anterior.
11- Salário: Uma das grandes propagandas desse governo é o aumento do salário. Um ledo engano! O ganho do salário mínimo no primeiro governo FHC foi de cerca de 90%, no segundo, 60%. Sabe quanto foi o ganho do salário mínimo no governo Dilma? Pouco mais de 40%. Quem concedeu mais aumento ao salário mínimo?

Bom, poderia escrever ainda mais folhas sobre esse assunto. Quero encerrar aqui porque sei que muitos não chegarão a ler até nesse ponto.
Não posso votar e não voto no PT por todas essas razões. Quero deixar claro também que não acho que Aécio ou qualquer outra pessoa é a solução para nosso país. Minha esperança está em Jesus, Ele é meu refúgio e socorro bem presente nas horas difíceis. Mas, creio também que Deus usa os meios ordinários para que nós sejamos governados. E nesse ponto ele usa a todos nós, pequenas e miseráveis criaturas, para que seus propósitos sejam cumpridos. Assim sendo, não posso concordar que o governo que está no poder há 12 anos tem condições ou queira mudar a nossa situação. Por isso votei em Aécio, pois sei que ele será melhor do que o governo que aí está, assaltando nossa nação, pilhando nossas riquezas, transferindo-as para Venezuela, Bolívia, Cuba e tantos outros que são seus companheiros.
Aprendi que pecado é pecado. Aprendi que roubar é errado. Aprendi que corrupção é crime. Aprendi que formação de quadrilha leva a prisão. Como posso votar em um partido que eleva tudo isso ao “status de glamour”. Não posso votar em pessoas que dizem que José Dirceu, José Genoíno, João Paulo Cunha e tantos outros assaltantes de nossa nação são heróis. Dilma roubava, sequestrava e matava na época da ditadura. Quantos homens de bens foram mortos por essa quadrilha? Quantos soldados em defesa de nossa nação foram alvejados por seus tiros?
Assim meus queridos, encerro minhas palavras, muitas e quem sabe descabidas. São as minhas palavras. Não quero e nem pretendo ofender a ninguém com elas. Se o fiz, desde já peço perdão. Assim como vocês têm as suas opiniões, eu também tenho as minhas. Espero que as leiam e se quiserem, respeitem!

Um GRANDE abraço a todos!

Um comentário:

Armando Reis disse...

Ainda faltou elencar os fatores históricos que mostram que a maioria dos programas sociais e assistencialistas não são do PT. Alguns são do governo militar (BNH. INOCOP- rebatizado de minha casa minha divida e dinheiro para empreiteiras) O FIES, de 1976 também para dar dinheiro para as faculdades privadas que tinham uma grande dívida com o Estado e não iama pagar( esse dinheiro é nosso mesmo).Bolsa Família, que foi criado na época de FHC. Consolidação dos direitos sociais de 2000. e por ai vai. Basta um pouco de estudo e discernimento para enxergar o óbvio. Mas a responsabilidade maior está nos corporativistas de plantão. Os mamateiros profissionais e a escoria da estrema direita que apoia este governo.