quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Investindo no que vale à pena


Sermão de Domingo, 24 de Outubro de 2010

Investindo no que vale à pena

Mateus 13. 44 – 46

]

Gosto muito de ouvir a rádio CBN, e há alguns comentaristas muito interessantes, como Arnaldo Jabour, Mirian Leitão, Lúcia Hippólito, Max Geringer, e tantos outros. Um dos comentaristas que sempre ouço é Mauro Halfeld. As pessoas mandam e-mails para ele perguntando sobre quais são os melhores investimentos. De acordo com a possibilidade da pessoa e com os bens que essa pessoa tem, Mauro Halfeld dá dicas para que o ouvinte invista seus bens em aplicações mais rentáveis.

Investimento, é isso que podemos ver nas parábolas que lemos no texto de Mateus 13. 44 – 46. Parábolas que falam de investimento? É isso mesmo, parábolas que falam de investimento!

O capítulo 13 de Mateus é cheio de parábolas. São seis parábolas contadas por Jesus e suas explicações. Nos versos 34 e 35 temos a explicação de Mateus do porque Jesus falar em parábolas. Primeiro para que se cumprisse a palavra do profeta, que na verdade era Asafe, que no Salmo 78. 2 fala sobre o Messias. Em segundo lugar Jesus falava por parábolas para que os escribas e fariseus não entendessem.

As parábolas que nós lemos falam, primeiro de um homem que encontra um tesouro no campo e depois a de um homem que era negociador de pérolas. Nas duas parábolas os homens encontram um tesouro e uma pérola de grande valor e então vendem tudo o que possuem para poder comprar o campo e a pérola respectivamente.

Se analisarmos bem veremos que as duas parábola estão intimamente ligadas.

É interessante como lidamos com valores, bens, coisas... Ouvi há alguns dias uma boa definição de bens e tesouro. Bens são coisas mensuráveis, palpáveis: carro, casa, salário, etc... Já tesouro é algo imensurável, coisas que não são palpáveis: conhecimento, saúde, família, etc...

Nesse post de hoje, em que lemos as parábolas do tesouro escondido e da pérola, eu quero refletir sobre esse tema: investindo no que vale à pena!

Em que temos investido nossa vida? Em que temos investido nosso dinheiro? Em que temos investido nosso tempo? Em que temos investido nosso casamento, nossa família? Investimos em saúde, educação, casas, carros, bolsa de valores, etc...

São muitos os tipos de investimentos que fazemos, mas será que temos investido no que realmente é essencial para nossas vidas?

Se pararmos para pensar, os investimentos que fazemos são investimentos para um período curto de nossa existência. Investimos para 50, 70, quem sabe até mesmo cem anos de nossa existência.

Porém, nos esquecemos que nossa existência não se limita a esses anos. Nossa existência é sem fim. Nossa história não se acaba com o túmulo, ela continua por toda a eternidade. O que são 70, 80 ou 100 anos se compararmos com a eternidade.

Eu quero te desafiar a investir em coisas mais elevadas. Eu quero te convidar a investir em tesouros e não somente em bens.

1- O tesouro do poder de Deus(II Co. 4. 7 – 10)

2- O Tesouro da confiança em Deus(Lc. 12. 34; 22 – 33)

3- O tesouro dos bons frutos(Lc. 6. 43 – 45)

4- O tesouro da eternidade(Mt. 6. 19 – 21)

Conclusão

Assim como as pessoas escrevem para Mauro Halfeld ou procuram especialistas para saber onde devem investir seus bens matérias, nós precisamos saber em que investir.

Temos investido no que vale à pena? Será que temos confundido bens com tesouro?

Nosso tesouro é para a eternidade, enquanto nossos bens, por mais preciosos que sejam, um dia vão se acabar.

Infelizmente temos investido toda a nossa vida em coisas perecíveis. Temos dado a maior parte de nossa atenção para coisas que se limitam a essa vida e nos esquecemos de ajuntar tesouro no céu.

Quero te convidar para começar o maior de todos os investimentos de sua vida: invista em tesouros para a eternidade!

Nenhum comentário: