segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Piraí Fest 2010


Piraí fest 2010

Estamos prestes a iniciar a maior festa da cidade de Piraí no Estado do Rio de Janeiro: Piraí Fest, ou Festa da Tilápia como os mais antigos ainda chamam.

Piraí aí é uma pequena cidade do Sul do Fluminense. Pequena, mas próspera! Contando hoje com cerca de 25 mil habitantes, Piraí é uma cidade muito bem organizada e administrada, além de ser muito acolhedora. A cidade está entre as que mais investem em educação e saúde no estado do Rio. Aqui temos algumas indústrias como: AMBEV, Aloés, IMBP, Schweitzer-Mauduit(antiga Papéis Piraí), Cobra entre outras. Piraí é conhecida nacionalmente pelo programa Piraí Digital, desenvolvido pela Prefeitura Municipal. Também é de Piraí a façanha de ser a primeira cidade no mundo onde cada aluno da rede pública municipal tem um laptop.

É essa cidade que nos próximos dias 14 a 17 de outubro estará realizando a famosa Piraí Fest. Essa festa, que comemora o aniversário da cidade, tem atraído milhares e milhares de pessoas. Primeiro pelo evento gastronômico. Depois pelo artesanato. E também pelos “shows” que são promovidos e totalmente de graça. Na festa de 2009 a cidade quase parou. Quase não dava para entrar nela, pois era muito carro entrando. Foi um caos!

Infelizmente nem tudo é festa e alegria. Junto com tudo isso, temos dois grandes problemas: o consumo de álcool e promiscuidade sexual. O consumo de álcool(principalmente cerveja) é desenfreado. Dizem, mas não sei se é realmente verdade, que no ano de 2009 houve mais consumo de chopp aqui do que na Ocktoberfest, que é realizada no mês de outubro todo em Blumenal, Santa Catarina. O pior de tudo isso é que a bebida é consumida em grande quantidade por jovens adolescentes. Algumas vezes os próprios adolescentes compram a bebida e em outras um maior de 18 anos compra para ela.

Junto com a bebedeira desenfreada e ilegal temos também a promiscuidade sexual. Essa promiscuidade é tanta que muitos moradores da rua Beira Rio vêem as pessoas praticando sexo ao ar livre.

O pior de tudo isso é que não vemos providências serem tomadas. Nossos adolescentes são iniciados no consumo de bebidas alcoólicas e nossa sociedade nem se dá conta dos males que podem vir dessa droga.

Está na hora de tomarmos uma posição. Está na hora de dizermos que nós não queremos uma cidade de viciados em cerveja ou qualquer outra droga. Queremos uma Piraí ordeira, progressista, com saúde e educação. Queremos uma Piraí que continue se destacando na educação, saúde, emprego e na boa política.

Estava ano passado, no período da festa em um clube de uma cidade vizinha. Ao ouvir a conversa de algumas pessoas que estavam perto de mim, pude ouvi-las falando da festa, da bebedeira, das orgias. Aquilo me doeu no coração, pois as pessoas estavam falando da parte mais trágica da nossa cidade.

Está na hora de levantarmos nossas vozes contra o que tem acontecido nessa festa. Gosto muito de uma frase de Martin Luther King: “O que me assusta não são as ações e os gritos das pessoas más, mas a indiferença e o silêncio das pessoas boas”. Não podemos ficar indiferentes quanto ao que tem acontecido, não podemos nos calar enquanto as pessoas se matam dessa forma.

Há um texto da palavra de Deus que me chama muito a atenção com relação a isso. É o texto de Ezequiel 33. Aqui Deus fala ao profeta sobre a função do atalaia. Esse tinha como função tocar a trombeta e avisar que vinha um inimigo sobre a terra. Ele avisando e as pessoas não dando crédito, ele então estava livre do sangue das pessoas por ventura viessem a morrer. Mas, caso ele não tocasse a trombeta e as pessoas morressem, a vida dessas pessoas mortas seria cobrada dele.

Somos atalaias nesse mundo em que vivemos! Será que temos cumprido nosso papel? Será que vidas têm sido salvas por nossa ação, ou têm se perdido por causa de nossa omissão? É hora de nos levantarmos e falarmos da salvação em Cristo Jesus. Mas, é hora também de não nos omitirmos no nosso papel de cidadãos: a lei está sendo desrespeitada e quem paga por esse desrespeito somos nós, nossos filhos, nossa cidade, nosso povo!

Alguém certo dia me disse: “mas você quer acabar com as festas de Piraí!”. Não, eu não quero acabar com as festas de Piraí. Quero que tenhamos uma festa com respeito a todos! Quero uma festa onde nossos jovens e adolescentes estejam alegres e não bêbados se matando, tanto por causa da bebida quanto pelo sexo promiscuo praticado por eles! Quero uma festa onde mostremos os valores e conquistas de nossa cidade! Quero uma festa onde as pessoas venham e voltem com algo de bom, produtivo, motivador, relevante para suas vidas!

Quero uma festa maior ainda, aquela festa que Jesus mencionou em Lucas 15. 10. Festa essa proveniente do arrependimento de pecadores, dos quais eu sou um deles.

Meu desejo é que nesse Piraí Fest de 2010 não vejamos as mesmas tristezas dos anos passados!

Que Deus abençoe nossa cidade de Piraí!

Nenhum comentário: